Atualizado 07/02/2018

Às vésperas do Carnaval, bancos de sangue alertam para estoques baixos e pedem doações

Veja horários de funcionamento do Hemocentro e de quatro hospitais de Porto Alegre

Na semana que antecede o feriado prolongado de Carnaval, bancos de sangue que atendem o Estado e a Capital precisam de doações. Devido ao período de férias e ao feriado de Navegantes, o número de doadores caiu e, com isso, os bancos precisam repor o estoque de vários tipos de sangue.

O Hemocentro do Rio Grande do Sul, junto aos hemocentros regionais, solicita principalmente doação do tipo O negativo. A sede do Hemocentro fica na Avenida Bento Gonçalves, 3.722, e o atendimento segue até sexta-feira (9), entre 8h e 18h. O atendimento será interrompido na segunda (12) e terça (13) de Carnaval e retorna na quarta-feira (14), às 13h.

No Hospital de Clínicas, os estoques estão críticos, e o pedido é principalmente para doação dos tipos A, B e AB. A doação ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h, e nos sábados, das 8h às 12h, limitado a 80. Não haverá coleta na segunda e terça deCarnaval, mas será retomada na quarta, das 14h às 16h.

Na Santa Casa, os estoques costumam ficar baixos sempre nesta época do ano, e a instituição solicita doação de todos os tipos de sangue, já que houve queda significativa nos últimos dias. A doação pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 18h, e sábado, das 7h30min às 12h. Na segunda-feira de Carnaval, será feita das 7h30min às 12h, e na terça o local ficará fechado.

Já o Hospital Conceição solicita doações especialmente devido à demanda do Hospital Cristo Redentor, que costuma receber vítimas de acidentes. A instituição pede, com urgência, doação de sangue dos tipos A e O. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 17h, e aos sábados, das 7h30min às 12h, com limite de 80 atendimentos. A doação é feita na Av. Francisco Trein, 596, e não estará disponível na terça-feira de Carnaval.

Há o Hospital de Pronto Socorro afirma estar com os estoques em níveis normais. Quem quiser fazer doações pode procurar o local das 8h às 12h, de segunda a sexta-feira, exceto na segunda e terça de Carnaval.

Fonte: GAÚCHA ZH
© Copyright 2017 - Rede Nossa Rádio, Todos os direitos reservados Desenvolvido por HZ Soluções