Atualizado 11/07/2018

Estudantes da FAHOR desenvolvem projetos de Automação Residencial

A automação residencial está cada dia facilitando mais a vida das pessoas. Com a chegada de novas tecnologias, como a rede wireless, já é possível levar esta facilidade e conforto para uma gama muito maior de pessoas pela praticidade de adequar a casa aos sistemas  automatizados.

   Atualmente os sistemas de controle baseados na automação são aplicáveis em inúmeras funções, desde ações simples como ligar ou desligar as luzes, como em funções de climatização e segurança.

   Pensando nesses aspectos funcionais os estudantes do Curso de Engenharia de Controle e Automação da FAHOR desenvolveram atividades práticas sobre o tema. O primeiro projeto utilizou a programação em Arduíno para controlar a iluminação de uma residência. Uma maquete foi construída para o entendimento de como os sistemas se comunicam entre si, ou seja, como o usuário pode enviar um comando do seu celular para sua casa. No projeto, a comunicação acontece via bluetooth.

   O segundo projeto mostra o funcionamento de um Jornal eletrônico. O grupo utilizou uma matriz de leds, a partir de uma conexão via bluetooth entre o celular e o Arduíno, por meio de uma programação entre o celular e a placa de Arduíno.  “Os trabalhos apresentados tinham como objetivo principal ter soluções de alguns problemas que eles encontraram no cotidiano. Os alunos apresentaram o trabalho na forma prática, aplicando o conhecimento de programação de Arduíno”, comentou o professor Cristiano dos Santos, coordenador do curso de Engenharia de Controle e Automação

Fonte: RÁDIO 95.7 FM
© Copyright 2017 - Rede Nossa Rádio, Todos os direitos reservados Desenvolvido por HZ Soluções