Atualizado 07/07/2017

Estudantes gaúchos participam de campeonato de robótica na Austrália

    Duas escolas gaúchas, uma de Caxias do Sul, na Serra, e outra de Esteio, na Região Metropolitana de Porto Alegre, vão representar o Brasil em uma competição de robótica realizada em Sydney, na Austrália. O Campeonato Aberto da Ásia começa nesta quinta-feira (6) e vai até o domingo (9).

As duas equipes garantiram vaga no maior torneio do gênero do país, que ocorreu em março no Distrito Federal. Mais de 700 estudantes participaram da competição, divididos em 74 grupos, de escolas públicas e particulares, de todo o Brasil.

Ao todo, 24 equipes carimbaram o passaporte para os campeonatos mundiais. Para o Campeonato Aberto da Ásia (Austrália), foram classificados apenas dois.

O tema da competição nacional era "Animal Allies" ("Animais Aliados", na tradução). A proposta era criar projetos para melhorar a relação entre homens e animais.

 

 

Equipe Tecnoway de Caxias do Sul, na serra gaúcha (Foto: Reprodução/RBS TV)

De Caxias do Sul, a Tecnoway, da Rede Caminho do Saber, viajou com uma delegação formada por 17 pessoas, entre eles sete integrantes da equipe, uma técnica, três mentores e seis familiares.

A coordenadora pedagógica e técnica do projeto, Alexandra Valença, explica que o torteio no Brasil avaliou três áreas: o projeto de pesquisa, a criação do robô e o trabalho em equipe.

"Eles se destacaram nessas três áreas do torneio", afirma.

 

O grupo criou um robô guiado por um controle remoto. Foram usadas cerca de 3 mil peças no trabalho. Os protótipos precisam cumprir desafios e somar pontuação.

A escola caxiense busca incentivar o uso das tecnologias desde a educação infantil. O aluno Bruno Silva já percebeu uma diferença em seu desenvolvimento pessoal.

 

"Eu amadureci muito nesse projeto. Hoje eu vejo que sou mais focado no que faço, que eu consigo determinar o que eu devo fazer no meu dia. Então, eu acho que o amadurecimento pessoal como jovem, que vai preparar para a vida, é algo fantástico".

 

 

 

Equipe Androids festeja classificação para campeonato de robótica na Austrália (Foto: Divulgação)

De Esteio, a Androids, do Colégio Coração de Maria, embarcou para a Austrália com uma delegação composta por 12 pessoas, sendo nove alunos, dois professores e uma tradutora. Os estudantes têm entre 14 e 18 anos.

A escola é bicampeã do Torneio Regional de Robótica de São Leopoldo. No projeto, eles priorizaram a qualidade de vida dos animais, com o objetivo de reduzir o estresse e acalmá-los. A inspiração foi a ronronoterapia.

Os alunos criaram um aparelho para tranquilizar animais durante o processo pré-operatório. O equipamento transmite a mesma frequência sonora emitida pelo ronronar dos gatos. O som, ao chegar ao cérebro, faz com que os animais que o escutam ou sentem liberem hormônios de relaxamento.

 

As duas equipes retornam ao Brasil na próxima terça (11).

© Copyright 2017 - Rede Nossa Rádio, Todos os direitos reservados Desenvolvido por HZ Soluções