Atualizado 11/07/2018

Justiça atende pedido da Indústria e dá mais prazo para apresentar modelo de rótulos de alimentos

A 14ª Vara Federal do Distrito Federal aceitou pedido de liminar para prorrogar até o dia 24 de julho a tomada pública de subsídios sobre a rotulagem nutricional de alimentos aberta na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Segundo informações do portal Jota, o prazo se encerraria na segunda-feira (9), caso o pedido não fosse aceito pelo juiz da 14° Vara, Waldemar Cláudio de Carvalho.

medida atende pedido da Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação (Abia), que argumentou precisar de mais 15 dias. O aumento do prazo seria necessário para que a Abia apresentasse estudos para defender o modelo de rotulagem do "semáforo nutritivo" — com cores (verde, amarelo e vermelho) para traduzir as informações sobre os produtos.

A entidade defende que o modelo é mais "recomendável" do que o da Anvisa, apresentado no final de maio com a ideia de um alerta frontal nos alimentos. Pela proposta, seriam apresentadas frases nos rótulos, como "alto em açúcares", "alto em gorduras saturadas" e "alto em sódio".

A consulta para opiniões sobre o novo modelo de rotulagem está aberta no site da Anvisa desde maio.

A reportagem entrou em contato com a Anvisa que afirmou não ter sido notificada da decisão e que vai aguardar e ter conhecimento do teor da intimação a fim de adotar as providências que se fizerem necessárias. 

Fonte: GAÚCHA ZH
© Copyright 2017 - Rede Nossa Rádio, Todos os direitos reservados Desenvolvido por HZ Soluções