Atualizado 16/05/2018

Primeira neve de 2018 no RS pode ocorrer neste fim de semana

As temperaturas baixas e o tempo úmido podem provocar o fenômeno nas serras gaúcha e catarinense

O final de semana pode registrar a primeira neve do ano nas serras do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.  No Estado, pode nevar em São José dos Ausentes, no domingo (20).

Uma forte massa de ar frio vai avançar pelo Sul do país no decorrer do fim de semana e a sensação de frio será ainda maior nas áreas mais elevadas. Como haverá muita instabilidade, há condição para chuva fraca entre o sábado e o domingo que, combinada com a baixa temperatura pode provocar neve ou chuva congelada nestas áreas. 

— Para a serra gaúcha, a chance é remota, mas existe, porque há a combinação, no amanhecer de domingo, de chuva e temperaturas muito baixas, de 0ºC a 3ºC, com sensação térmica de -5ºC — explica Maria Clara Sassaki, meteorologista da Somar. 

Maria Clara esclarece que chuva congelada acontece quando as precipitações congelam no percurso até o solo. Já neve ocorre quando os flocos se formam na nuvem. 

Na segunda-feira (21) pode fazer ainda mais frio, com mínima abaixo de 0ºC em São José dos Ausentes, mas a condição de neve não se mantém porque não é esperada chuva.

Fonte: GAÚCHA ZH
© Copyright 2017 - Rede Nossa Rádio, Todos os direitos reservados Desenvolvido por HZ Soluções