Atualizado 18/01/2018

Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Crissiumal realiza festa de comemoração de 50 anos no domingo

Confira a programação

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Crissiumal realiza neste domingo (21) a festa comemorativa aos seus 50 anos de fundação. A entidade foi fundada no dia 22 de janeiro de 1968. 

A programação acontece no CTG Estância da Saudade e é a seguinte:

- 09h30min – Recepção dos convidados;

- 10h30min – Pronunciamentos das autoridades e homenagens;

- 12h00min – Almoço

- Durante a tarde reunião dançante com animação da banda Rasta Chopp.

No evento serão homenageados os 40 sócios fundadores ainda na ativa. Também, estarão presentes o Presidente da Fetag Carlos Joel da Silva e autoridades locais.

Confira um pouco do que marcou os 50 anos do STR:

1° Diretoria –

Presidente: Bruno Aloisio Schmitz, Vice: Ubaldo Guido Mallmann, Secretário: Balduino Michels, Oliverio Marmitt, Elmar Uhry, Doralino Marquezin, Egon Dockhorn, Aldino Hommerding, Arlindo Jose Rodrigues, Natalicio Ferreira Da Cruz, Joao Aurelio E Jose Albano Kroetz, Arlindo Jose Rodrigues, Beno Schutz, Evaldo Straus, Arthur Thalino Pradella, Antonio Scarpatto.

Os Presidentes –

O 1° Presidente foi Bruno Aloisio Schmitz entre 1968 e 1971. O Segundo foi Antonio Scarpato entre 1972 e 1985, o terceiro foi Geloci Da Silva entre 1986 e 1992, o quarto foi Wilson Rudi Hagemann entre 1993 e 1999, o 5° foi Nestor Bonfanti entre 1999 e 2007. Depois Ivo Pagani e agora Marcos Zimmermann.

As primeiras reuniões foram encabeçadas por um Padre, que realizava encontros no interior para posteriormente realizar a Assembleia Geral que constituiu a entidade. O primeiro local de atendimento foi onde hoje se encontra a Manos Pastelaria, logo após, durante alguns anos teve o seu atendimento no segundo piso da Lojas das Haus. E desde então atende no atual endereço, com prédio próprio. O primeiro funcionário do STR foi o contador Ivo Kroetz, atual proprietário da Kroetz Organizações Contábeis. 

No início o trabalho do STR era assistencialista, pois durante o Regime Militar o Sindicato essencialmente distribuía fichas para atendimento médico e de dentista. Isto foi mais ou menos até o final dos anos 70 quando entrou a questão previdenciária, já a partir da metade dos anos 80 os sindicatos passaram a ter uma característica de reivindicatória, pois a reforma agrária a questão de aposentadoria e melhoria das questões de vida no meio rural. Na década de noventa começaram aparecer os resultados com a aposentadoria para os agricultores aos 55 anos para as mulheres, 60 para os homens e também a pensão em caso de morte para o cônjuge, pois de 1976 em diante o homem já se aposentava com meio salário, uma das maiores conquistas do movimento sindical. Também nos anos 90 surgiu o PRONAF, já de 2000 em diante se deu a melhoria do PRONAF, a questão do crédito fundiário e a habitação rural.

Especificamente em relação ao crédito fundiário Crissiumal foi pioneiro, pois do primeiro crédito tem 3 beneficiários da primeira contratação, nas associações foi a primeira no estado a contratar em outubro de 2004, no CAF teve o primeiro contrato do país, onde tem 10 associações com 56 beneficiários e mais de 300 beneficiados no caf.

O STR também se destacou nos últimos anos em projetos de habitação e cadastro do segurado especial. Atualmente são mais de 1000 associados, possuindo vários convênios com dentistas, farmácia, ótica e relojoaria.

A Atual Diretoria:

Presidente: Marcos Zimmermann / Vice Presidente – Nestor Bonfanti 

Secretário – Edemar Schmitt Storck

Tesoureiro – Agenor Antonio Caneppele / 2° Tesoureiro – Hilário Schumacher

Foto: STR Arquivo

Fonte: GUIA CRISSIUMAL
© Copyright 2017 - Rede Nossa Rádio, Todos os direitos reservados Desenvolvido por HZ Soluções