Atualizado 13/11/2018

Alunos de Horizontina participam do torneio SESI de Robótica em Pelotas

A Escola Municipal de Ensino Fundamental São José Operário e a Escola Estadual de Ensino Fundamental Farroupilha do Município de Horizontina, desenvolvem o Projeto de Robótica no contraturno com os alunos do 6° ao 9º Ano. O presente projeto é uma iniciativa da Fundação John Deere e faz parte do Programa John Deere Inspire, investimento na Educação, além de Horizontina o programa possui outras 4 equipes de robóticas em outros estados onde a John Deere possui operações. Para que o projeto aconteça conta com a participação dos voluntários da John Deere e parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

           Nos dias 26 e 27 de outubro, as equipes dessas escolas participaram do torneio SESI de Robótica, com o tema Into Orbit (Em órbita), o evento aconteceu na Escola SESI de Ensino Médio de Pelotas, RS.  

           O desafio para estudantes de 9 a 16 anos consiste em pesquisar sobre as questões relacionadas em viver e viajar no espaço.  As equipes acompanhadas pelos técnicos devem pesquisar e desenvolver projetos sobre como auxiliar a vida dos astronautas no espaço ou como melhorar a vida na terra com experiências espaciais. Em cada torneio, os estudantes realizam quatro tarefas. Uma delas, é o Desafio do Robô, quando os estudantes colocam os robôs de Lego para cumprir determinadas missões. Tudo de forma lúdica, simulando situações reais.

           O Torneio SESI de Robótica FIRST LEGO League é um programa internacional de exploração científica, que promove o ensino de ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática no ambiente escolar e contribui para o desenvolvimento de competências e habilidades comportamentais para a vida. A cada ano o torneio estimula o trabalho colaborativo, a criatividade e traz desafios do mundo real para os alunos.

           Parabenizamos as equipes horizontinenses que participaram dessa competição e agradecemos à Fundação John Deere pelo patrocínio as equipes, bem como aos seus voluntários por seu tempo e talento em proporcionar, através desta experiência, aprendizagem e conhecimento às equipes.

A equipe Future Diamonds, da Escola Farroupilha, em sua terceira participação, ficou em terceiro lugar no desafio do robô e levou, pelo segundo ano consecutivo o prêmio de melhor programação do robô.

A equipe Operários, da Escola São José Operário, em sua primeira participação, conseguiu excelente resultado, fazendo ótima pontuação no desafio do robô, ficando a frente de várias equipes mais experientes.

Fonte: Fábio Maehler Assessoria de Comunicação Departamento de Cerimonial e Imprensa Prefeitura Municipal de Horizontina/RS
© Copyright 2017 - Rede Nossa Rádio, Todos os direitos reservados Desenvolvido por HZ Soluções