Atualizado 27/07/2018

Eclipse lunar 2018: veja horário e como assistir ao fenômeno de 27 de julho

Em Porto Alegre, UFRGS e PUCRS realizarão eventos gratuitos de observação com a presença de especialistas

Nesta sexta-feira (27), os gaúchos poderão assistir no céu do Estado ao eclipse total da Lua. Em Porto Alegre, o Planetário da UFRGS e o Observatório Astronômico da PUCRS realizarão eventos para acompanhar o fenômeno. De acordo com o físico da UFRGS Claudio Miguel de Vilacqua, a visualização inicial será possível às 17h46min na Capital. Na Região Sul, integrantes do Laboratório de Astronomia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) vão se reunir na Praia do Laranjal. 

No fenômeno astronômico, a Terra ficará entre a Lua e o Sol. Tal alinhamento fará com que a sombra do nosso planeta encubra a superfície lunar, que deverá nascer cheia e com aspecto avermelhado. A coloração do satélite pode variar conforme o local do espectador, visto que a incidência de nuvens e poluição atmosférica influenciam. 

Vilacqua afirma que o eclipse poderá ser acompanhado a olho nu, sem necessidade de instrumentos, e alerta que os espectadores devem se voltar a leste e escolher bem os pontos de observação. Os lugares ideais são os com maior horizonte possível, sem prédios e morros nas proximidades. 

Segundo projeção do físico, a Lua gradualmente ficará iluminada, retomando sua cor tradicional, em processo que passará por um eclipse parcial e desembocará na iluminação totalmente livre de sobreposições — estado que deve ser alcançado às 19h19min.

Previsão do tempo

sexta-feira deve ser de tempo parcialmente nublado em quase todo o Estado, de acordo com a Somar Meteorologia. Há possibilidade de chuva apenas no Litoral Norte do RS. Durante o período do eclipse, haverá variação de nuvens, o que pode dificultar a visualização do fenômeno em determinados instantes. A mínima na Capital deve ser de 11°C e a máxima, de 19°C, cenário similar ao da Serra, onde os termômetros devem ficar entre 9°C e 16°C. A região Norte deve registrar as maiores temperaturas. Frederico Westphalen, por exemplo, poderá registrar até 23°C. 

Onde acompanhar

Porto Alegre

Observatório Astronômico da PUCRS: interessados em acompanhar o evento poderão ir ao Observatório da universidade, localizado na sala 601 do prédio 8 do Campus (Av. Ipiranga, 6681). A observação, gratuita e aberta ao público, ocorre das 19h às 22h. Informações e agendamentos para grupos estão disponíveis pelo telefone (51) 3353-4436, após as 17h. As vagas são limitadas. A organização informa que o evento pode ser cancelado por falta de condições meteorológicas. 

Planetário da UFRGS: a partir das 16h, o Planetário Professor José Baptista Pereira (Av. Ipiranga, 2000) realizará a projeção em um telão, em tempo real, de imagens de satélites e telescópios do eclipse total lunar. Gratuita, a atividade contará com uma equipe composta por estudantes de física e astrofísica, além de astrônomos profissionais ligados ao Departamento de Astronomia do Instituto de Física da UFRGS. A partir das 18h30min, haverá ainda a palestra "Uma conversa sobre o céu: por que ocorrem os eclipses & Marte em oposição", com a astrônoma Miriani Pastoriza. 

Pelotas

Praia do Laranjal: às 18h, no Trapiche da Praia do Laranjal, integrantes do Laboratório de Astronomia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) realizarão a observação do fenômeno com o auxílio de instrumentos. A participação é aberta ao público, mas dependerá das condições do clima para a sua realização. Para mais informações é possível enviar e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Fonte: GAÚCHA ZH
© Copyright 2017 - Rede Nossa Rádio, Todos os direitos reservados Desenvolvido por HZ Soluções