Atualizado 17/07/2017

Família de agricultores de Horizontina aposta na produção do próprio alimento

Buscando aliar economia e qualidade de vida, agricultores do Rio Grande do Sul têm investido no autoconsumo, produzir tudo aquilo que se consome. A opção foi a aposta de uma família de Horizontina, no Noroeste do estado.

Há mais de 10 anos, a família Hickmann trabalha no interior, mas faz pouco tempo que os hábitos começaram a mudar na propriedade, a partir de uma simples reflexão.

"Eu vou comprar um produto, e não estou sabendo o que eu estou comendo", argumenta o agricultor Luciano Hickmann, que faz parte de uma cooperativa de cinco famílias da região, que produz alimentos sem agrotóxicos.

A família deixou de ir às compras para estimular a produção de alimentos em casa. Além da economia, conhecer e ter domínio sobre a origem dos alimentos que chegam à mesa pode trazer benefícios à saúde.

Na lavoura dos Hickmann, até produtos usados como fertilizantes são feitos com sobras de materiais orgânicos. Antes, a família ia ao supermercado toda semana. Agora, apenas uma vez ao mês. Em um ano, já economizou R$ 19 mil.

 

"Você produz e sabe o que usa e o que come. Aqui, nós produzimos de tudo um pouco", diz a agricultora Ilda Hickmann.

 

Ilda tem investido em capacitações, oferecidas por entidades que prestam suporte a famílias do meio rural, para que os produtos da família sempre rendam novas receitas. O objetivo é chamar a atenção dos vizinhos e amigos, e expandir a ideia do autoconsumo.

"Devagarzinho que se começa. Se cada um pensar nesse ramo, pensando em levar produto orgânico para a mesa da população, seria muito interessante", acredita o pintor Fernando Hickmann.

"O que você planta, você sempre colhe. Não é muito, mas o pouquinho que você colhe com certeza é garantido. Garante saúde", finaliza Luciano.

© Copyright 2017 - Rede Nossa Rádio, Todos os direitos reservados Desenvolvido por HZ Soluções